É possível ensinar o cachorro – em qualquer idade – a fazer xixi no local correto, e não pela casa inteira. A afirmação é da a veterinária Fernanda Penha Dias, que indica o uso de alguns recursos para facilitar a tarefa.
— Na fase adulta, esse processo é mais demorado, mas todos aprendem a usar o banheiro — garante.
Para isso, segundo a profissional, o tutor pode utilizar elementos que, além de servirem como guia, facilitam a hora da limpeza. A seguir, confira algumas opções:
1. Tapete higiênico
São itens absorventes projetados especificamente para treinamento de higiene canina. Eles têm uma camada superior resistente à umidade e uma base à prova de vazamentos. As vantagens incluem facilidade de uso, alta absorção de líquidos e capacidade de neutralizar odores.
2. Jornal
Jornais antigos podem ser uma opção econômica para ensinar seu cachorro a fazer xixi em um local específico. Vale colocar várias camadas em uma área designada e, conforme a veterinária, destaca-se a facilidade de acesso aos materiais, custo baixo e praticidade no descarte.
3. Grama sintética
Tapetes de grama sintética são semelhantes aos higiênicos, mas simulam a sensação da grama natural. Eles são duráveis, fáceis de limpar e podem ajudar seu cachorro a associar o ato de fazer xixi a uma superfície semelhante à grama.
4. Fraldas para cães
Descartáveis ou reutilizáveis, podem ser usadas para cães que têm problemas de controle da bexiga ou para aqueles em treinamento inicial. Elas mantêm o ambiente limpo e seco, evitando vazamentos e manchas no chão.
5. Caixa de areia
Embora seja, geralmente, associada a gatos, também pode ser usada para treinar cachorros. É importante escolher uma caixa grande o suficiente, de maneira a acomodar o seu cão. A vantagem é que o material absorve a urina, facilitando a limpeza.
6. Banheiro inteligente
Trata-se de um dispositivo projetado para facilitar e otimizar o processo de treinamento de higiene do seu cão. Geralmente, eles possuem um sistema de drenagem que direciona a urina para uma área específica ou para um recipiente coletor, evitando vazamentos e mantendo o ambiente limpo e seco.
Incentivo
Cada cachorro é diferente, então, é importante observar o comportamento do seu cão e escolher o método que melhor se adapte às suas necessidades. Fernanda Penha Dias recomenda recompensar e elogiar o pet quando ele usar o local designado para fazer xixi, a fim de incentivar um comportamento adequado.